quinta-feira, 31 de maio de 2007

Monica Veloso - A Musa da Navalha

Como são as coisas na internet, esta foto é a mais acessada desta semana.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

terça-feira, 22 de maio de 2007

Moto Perpetuo


À espera do próximo escândalo
Trecho do Editorial de O Estado de S.Paulo, hoje:


"Cada vez que se toma conhecimento de um novo e disseminado esquema de corrupção envolvendo empreiteiros, políticos e administradores, como este lancetado pela Operação Navalha, cujo pivô é uma certa Construtora Gautama, de um tal Zuleido Veras, tem-se uma poderosa razão adicional para acreditar que outras bandalheiras, tão ou ainda mais cabeludas, continuam a ocorrer, com os mesmos tipos de personagens, pelo território nacional. Por dois motivos entrelaçados, dos quais difícil é distinguir o pior. O primeiro é que essa tende ser a regra e não a exceção no relacionamento - ou melhor, no contubérnio - entre, de um lado, vendedores de bens e prestadores de serviços ao poder público e, de outro, os seus agentes municipais, estaduais e federais: prefeitos, governadores, deputados, senadores, ministros, assessores, ad nauseam."

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Lewis Hamilton - 1o Negro na Formula 1



Muitas vezes somos contemporaneos de episódios históricos e não percebemos. O fato de um jovem negro ser estreante e agora lider do campeonato de Formula 1 é um fato pioneiro na história dos esportes da elite mundial e na categotia de maior valor em patrocínio.


Não houve uma única nota na imprensa mas o blog do jornalista Marcelo Tas, sempre antenado, trás um pequeno resumo dete feito.
"Ontem em Barcelona, Felipe Massa mostrou que está pronto para encarar a dor e a doçura de disputar o topo da Fórmula 1. No campeonato mais disputado em décadas, pelo menos quatro pilotos de ponta tem condições de chegar ao título, Massa assumiu a responsabilidade de um autêntico líder e desafiou o atual campeão Fernando Alonso em sua própria casa. Ele está de parabéns, mandou muito bem (quem não mandou bem foi a Globo que interrompeu a corrida antes do final para transmitir a missa do papa). Mas quero falar de outro assunto aqui.
Em Março último, Lewis Hamilton, um moleque inglês de 22 anos estreou na F1, o olimpo do automobilismo. Depois de quatro corridas, ele é o líder do campeonato. É o piloto mais jovem da história a liderar essa competição (o mais jovem anterior que havia conseguido a façanha em 1960 foi Bruce McLaren, fundador da legendária equipe onde Lewis trabalha hoje). Hamilton ainda é o primeiro estreante a subir no pódium nas quatro primeiras corridas. E, last but not least, é o primeiro piloto negro na história da Fórmula 1. Como se tudo isso não bastasse, é um moleque simpático, elegante e muito bem-humorado. Não esconde de ninguém que gosta do que faz e que veio para fazer história."

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Carrossel dos Sentidos

Para que possamos perceber o mundo como um todo, os cinco sentidos precisam cooperar entre si de forma inteligente e, muitas vezes, praticamente fundir-se uns nos outros.
por Christoph Kayser
.
Da esquerda soa, no último volume, uma música antiga e famosa. “Vamos entrando!”, grita alguém do outro lado. Atrás, um grupo de jovens dá risada e, em algum lugar, uma criança berra. Simultaneamente, brilham e reluzem por toda parte luzes coloridas, enquanto nossos olhos tentam acompanhar os loopings da montanha-russa.
.
O tumulto de um parque de diversões inunda nossos sentidos. E talvez o programa não fosse tão bom sem essa multiplicidade de estímulos, sem a concentração de pessoas, o empurra-empurra e o acotovelamento, sem o sorvete na mão ou o cheiro de algodão-doce e pipoca. O exemplo mostra quantos sinais vindos do mundo exterior nos atingem ao mesmo tempo. Somente pela combinação deles surge a complexa impressão geral, típica de situações como essa. Nessas circunstâncias, o cérebro é exigido ao máximo – o que evidentemente atrai a curiosidade de neurocientistas.A inundação de estímulos no parque, no entanto, não se ajusta ao exame mais detalhado da maravilhosa mistura de variadas impressões de sentidos – a integração sensorial. Os pesquisadores preferem condições claras e controláveis. Têm interesse especial por situações em que nosso cérebro se ludibria quase sozinho e produz falsas imagens do ambiente. Um exemplo conhecido desses enganos é o efeito de ventríloquo. Embora a voz que se ouve não seja originada pela boca em movimento do boneco, a impressão que temos é exatamente essa.
.
Também no cinema nos entregamos à ilusão de que os heróis na tela falam, embora na realidade suas vozes ecoem dos alto-falantes espalhados pela sala de espetáculos. Nosso cérebro parte imperturbavelmente da premissa de que a fonte do que é dito se encontra onde os lábios se movem no ritmo adequado – ele combina, portanto, de forma significativa e entre si, a impressão de audição e de visão.
.
Materia Completa clique: www.uol.com.br/vivermente
Fonte: Revista Mente&Cérebro

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Vaticano quer firmar acordo antiaborto com o Brasil

O Vaticano propôs ao Brasil a assinatura de um acordo por meio do qual o governo brasileiro se comprometeria a adotar providências legais para coibir a prática do aborto no país. A proposta foi feita pelos canais diplomáticos. Está sendo formalmente analisada pelo Itamaraty.
.
O tema pode compor a pauta de assuntos a serem discutidos entre o papa Bento 16 e Lula. Os dois terão um encontro na próxima quinta-feira (10), um dia depois da chegada do papa ao Brasil. Segundo apurou o blog no Itamaraty, o governo brasileiro resiste em assinar o protocolo com o Vaticano.
.
Se o assunto for puxado por Bento 16, o mais provável é que Lula se limite a dizer ao papa que os termos do documento ainda estão sendo analisados, sem assumir nenhum tipo de compromisso. Tecnicamente, o acordo proposto pelo Vaticano chama-se “concordata”. Trata-se de uma convenção que fixa compromissos entre o Estado e a Igreja em torno de assuntos de cunho religioso.
.
Do ponto de vista institucional, o Vaticano é um Estado. O menor Estado do mundo, situado em Roma. Funciona como sede da Igreja Católica. É também a residência oficial do papa, que, além de autoridade máxima da Igreja, é chefe de Estado. É nessa condição que o Vaticano propôs a assinatura do compromisso antiaborto.
.
O aborto já é considerado crime no Brasil, exceto em dois casos: quando a interrupção da gravidez decorre de um estupro ou quando visa proteger a mãe do risco iminente de morte. Discute-se há anos no Congresso, porém, a autorização do aborto numa terceira hipótese: quando forem constatadas anomalias insanáveis no feto.
.
Na prática, embora não previsto em lei, o aborto para evitar o nascimento de crianças mal formadas vem sendo autorizado por juízes brasileiros. Nos últimos anos, concederam-se mais de três centenas de alvarás para a realização de abortos nestes casos. A maior parte das autorizações judiciais envolve casos de anencefalia –quando o feto não tem a abóbada craniana e os hemisférios cerebrais ou não existem, ou se apresentam como pequenas formações aderidas à base do crânio.
.
A Igreja condena o aborto em qualquer circunstância, mesmo nos dois casos já admitidos pela legislação brasileira (estupro e risco de morte da mãe). E o Vaticano gostaria que o governo assumisse o compromisso de, pelo menos, zelar para que não sejam introduzidas novas exceções no ordenamento jurídico do país.
.
A “concordata” sugerida pelo Vaticano inclui outros compromissos. Entre eles o de tornar obrigatório o ensino de religião no sistema público de ensino brasileiro. É outra tese polêmica, com a qual a gestão Lula não parece disposta a comprometer-se. A Constituição define o Brasil como um país laico. E consagra o direito fundamental à liberdade de culto.
.
Há no texto constitucional a previsão de que serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, assegurada a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos da sociedade. O ensino religioso é apresentado como disciplina “facultativa”.
.
A legislação brasileira faculta ao governo destinar verbas públicas também para escolas confessionais e filantrópicas. Desde que esses estabelecimentos comprovem que não visam o lucro e que reinvestem os seus excedentes financeiros integralmente na atividade educacional. Algo que, aliás, nem sempre ocorre. Mesmo nas escolas geridas pela Igreja Católica.
Fonte: Folha de São Paulo e http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

quarta-feira, 2 de maio de 2007

O Beijo do Radicalismo - Deslize?

Presidente do Irã polemiza ao beijar mão de mulher


O beijo do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, na mão de sua antiga professora provocou a revolta do jornal islamista Hezbollah, que representa a tendência mais radical. "Ahmadinejad tomou a mão da ex-professora e a beijou. Depois esta mulher de meia-idade o tomou em seus braços. O povo muçulmano iraniano não recorda tais atos contrários à sharia durante o reino islâmico", afirma o jornal, que publica três fotos do presidente e da professora.
A cena aconteceu na terça-feira, por ocasião do dia do professor. A mulher usava luvas e não houve contato direto entre ela e o presidente. Segundo a lei islâmica, qualquer contato físico entre um homem e uma mulher está proibido, exceto se são casados.
"Este ato incrível do presidente acontece quando os fiéis ainda não esqueceram sua decisão de autorizar as mulheres a entrar nos estádios de futebol", acrescenta o jornal.
.
N.A.: Como um radical enfrentará o radicalismo, com o ferro será ferido?

.

Fonte: www.terra.com.br e AFP

Musicos desvendam melodia em capela de "O Código da Vinci"



A igreja escocesa que aparece no romance “O Código da Vinci” revelou outro mistério oculto por quase 600 anos.
Pai e filho que ficaram fascinadas pelos símbolos gravados nos arcos da capela disseram ter decifrado uma partitura esconida ali.

Thomas Mitchell, um músico de 75 anos e ex-critógrafo da Força Aérea Real, e seu filho Stuart, compositor e pianista, descreveram a peça como “música congelada”.

“ A música foi congelada no tempo pelo simbolismo” escreve Mitchell em seu site (
www.tjmitchell.com ), que traz detalhes do projeto de 27 anos para decifrar o código da capela.
A Capela Rosslyn, do século 15, que fica de 11 quilometros ao sul da capital escocesa, Edimburgo, aparece na última parte do livro “O Código da Vinci”, de Dam Brown.

Stuart Mitchell disse que ele e o pai ficaram intrigados pela gravação nos arcos da capela, onde há 13 anjos mmúsicos e 213 cubos que formam padrões geométricos.

“Eles são tão lindos e tão finamente detalhados que pensamos que poderia haver uma mensagem ali”, afirmou à Reuters..

Pai e filho ligaram cada padrão dos cubos gravados a uma afinação chamada chladini, e finalmente puderam descobrir a melodia.
.
Eles também já agendaram uma estréia mundial na capela, em 18 de maio, quando quatro
cantores acompanhados por oito músicos interpretarão a peça usando instrumentos medievais.
.

Fonte: oglobo.com e Reuters