segunda-feira, 14 de maio de 2007

Lewis Hamilton - 1o Negro na Formula 1



Muitas vezes somos contemporaneos de episódios históricos e não percebemos. O fato de um jovem negro ser estreante e agora lider do campeonato de Formula 1 é um fato pioneiro na história dos esportes da elite mundial e na categotia de maior valor em patrocínio.


Não houve uma única nota na imprensa mas o blog do jornalista Marcelo Tas, sempre antenado, trás um pequeno resumo dete feito.
"Ontem em Barcelona, Felipe Massa mostrou que está pronto para encarar a dor e a doçura de disputar o topo da Fórmula 1. No campeonato mais disputado em décadas, pelo menos quatro pilotos de ponta tem condições de chegar ao título, Massa assumiu a responsabilidade de um autêntico líder e desafiou o atual campeão Fernando Alonso em sua própria casa. Ele está de parabéns, mandou muito bem (quem não mandou bem foi a Globo que interrompeu a corrida antes do final para transmitir a missa do papa). Mas quero falar de outro assunto aqui.
Em Março último, Lewis Hamilton, um moleque inglês de 22 anos estreou na F1, o olimpo do automobilismo. Depois de quatro corridas, ele é o líder do campeonato. É o piloto mais jovem da história a liderar essa competição (o mais jovem anterior que havia conseguido a façanha em 1960 foi Bruce McLaren, fundador da legendária equipe onde Lewis trabalha hoje). Hamilton ainda é o primeiro estreante a subir no pódium nas quatro primeiras corridas. E, last but not least, é o primeiro piloto negro na história da Fórmula 1. Como se tudo isso não bastasse, é um moleque simpático, elegante e muito bem-humorado. Não esconde de ninguém que gosta do que faz e que veio para fazer história."

Nenhum comentário: