terça-feira, 17 de abril de 2007

Sindrome de Down - Visão Sensível e Pertinente



"O Documentário - Do Luto À Luta", fala não apenas das dificuldades das pessoas com a síndrome, mas também de como é possível que elas se adaptem à sociedade e levem uma vida praticamente normal.

Para provar isso, o documentário vale-se de exemplos reais, como dois jovens que se casam e outros que estudam e trabalham.
Os portadores da Síndrome de Down têm uma má-formação genética, que acarreta problemas físicos e mentais. O filme, porém, prova que uma adaptação saudável do indivíduo depende mais da sociedade do que do portador da síndrome.

O filme mostra que a primeira grande dificuldade que a criança com Down enfrenta é a aceitação dentro da própria família. Como diz um pai entrevistado: "Foi um susto. O obstetra tinha até medo de dizer, e eu percebi que tinha algo de diferente."


Mocarzel mostra que a vida de uma pessoa com Síndrome de Down requer alguns cuidados especiais, mas nem por isso é limitada. Dois jovens (os mesmos que vão se casar) dizem que sonham ser cineastas, e o diretor lhes dá a chance de dirigir uma cena. Cada um deles lida com temas médicos e resultado das filmagens é impressionante.


Um dos jovens entrevistados, que também gosta de cinema, pergunta a Mocarzel porque o diretor está fazendo um filme sobre esse assunto. O diretor não precisa de palavras para dizer o motivo, apenas mostra imagens de sua filha ao lado dele.


"Do Luto À Luta" consegue ser emocionante e emotivo, sem cair na pieguice, além de ser informativo.


O documentário participou de diversos festivais no Brasil, e ganhou vários prêmios. Entre eles, o prêmio especial do júri no Festival de Cinema de Gramado/2005 e o troféu de Melhor Documentário pelo júri popular no Festival Internacional do Rio 2005.


Atriz participando da novela "Páginas da Vida" - Rede Globo
(Alysson Oliveira, do Cineweb, especial para a Reuters)

Nenhum comentário: